segunda-feira, dezembro 31, 2007



Foi, durante o ano que está prestes a terminar, o jornal de referência para os que gostam de fotografia. Estou a referir-me ao “Público”, especialmente ao caderno P2 que fez com que a imagem/fotografia entrasse na terminologia da cultura portuguesa como há muito não se via por estas paragens. Desejo que 2008 augure muitas e boas imagens para o P2 e para todos que gostam de fotografia.
Na senda do que já foi o ano que agora termina, dia 30 de Dezembro o sociólogo António Barreto escolheu e comentou 44 fotografias de vários fotógrafos da Reuters. “À fotografia de actualidade nada escapa. O efeito é o hábito. Depois de tudo ver, nada nos comove.” ou “Hoje, com os meios de comunicação de massas e os novos comportamentos, a dor passou a ser fotogénica. Evoluiu o conceito de belo e de sublime. Parece absurdo, mas é verdade: a dor é bela.”. Uma análise e o olhar de António Barreto numa homenagem àqueles que com o seu esforço e sensibilidade nos ajudam a ver mais longe.


O ano em imagens da Reuters no olhar de
António Barreto.

.



O fotógrafo português Paulo Pimenta destacou-se isolado com duas imagens: uma do incêndio na refinaria de Leça da Palmeira em Matosinhos em 12 de Novembro de 2007 e ainda uma fotografia de ciganos, no Freixo (Campanhã, Porto), que foram notificados com ordem de despejo. Foi-lhes prometido alojamento provisório em pensões.



Paulo Pimenta. Incêndio na refinaria de Leça da Palmeira Matozinhos

Daniel Rocha fotografou Robert Mugabe. O ditador africano que esteve na cimeira Europa-África em Lisboa. Mas, Mugabe, como outros que aqui estiveram, não é “apenas” um ditador ele é um criminoso. Mugabe espreita por cima dos óculos de costas para a pandilha que se acotovela para o fotografar. Como se se tratasse do monstro da feira. Com o mesmo ar inocente dos aleijados que eram expostos nos circos, o criminoso, que é tudo menos inocente, sentia-se em casa. Já não há perguntas. Já não há jornalismo! Apenas imagens. Daniel Rocha estava do lado certo.

.

Mugabe na cimeira Europa-África. Daniel Rocha/Público

Outro português, José Manuel Ribeiro, fotografou para a Reuters o incêndio no Parque Natural de Sintra em 24 de Agosto de 2007.


.
Incêndio Parque Natural de Sintra. José Manuel Ribeiro / Reuters

.

Mulheres...

Coreia do Norte. Reinhard Krause / Reuters

As “mulheres norte-coreanas prestam homenagem à estátua de Kim Il-Sung, em Pyongyang. Talvez nunca a submissão idólatra tenha atingido níveis iguais aos que são comuns na Coreia do Norte”


.

Angela Merkel. Johanes Eisele / Reuters

“Angela Merkel a bordo de um helicóptero aliado sobrevoando o Afeganistão. Olhando para ela, quem haveria de dizer que se trata do político mais poderoso da Europa? E um dos mais poderosos do mundo?”




Benazir Bhutto. Mian Khursheed / Reuters


“Atrás de arame farpado, em sua casa em Lahore, Benazir Bhutto dá uma conferência de imprensa. Há anos que tentava regressar ao seu país, onde uma vez foi primeira-ministra. Era filha do primeiro-ministro Ali Bhutto, deposto e enforcado. Ao fundo, nos telhados, vários soldados ou policias completam o cenário. (Quando ao telefone, combinava o envio das legendas destas imagens, a editora do jornal informa-me que Benazir Bhutto acabava de ser assassinada)”.

Submissas, timoneiras ou cobardemente assassinadas elas vão ganhar o século. Digo eu...


Ângela Camila Castelo -Branco

Sem comentários: