quarta-feira, maio 30, 2007

.

Fotografia de Missões em África
de finais do séc. XIX e princípio do séc. XX:

.


Do processo fotográfico à conservação e restauro
de 28 de Maio a 30 de Junho

IICT – Instituto de Investigação Científica Tropical
DSA / Núcleo de Apoio à Investigação
Semana do Património
28 de Maio a 2 de Junho
O Instituto de Investigação Científica Tropical, no âmbito do Programa Interministerial de Tratamento e Divulgação do Património (PI), vai organizar a “Semana do Património”, de 28 de Maio a 2 de Junho, dedicada à divulgação dos seus diversos acervos patrimoniais, na sua grande maioria provenientes das recolhas efectuadas durante as Missões Científicas nos países da CPLP.
.
Durante esta semana vão decorrer várias actividades, entre as quais a Inauguração da exposição “Fotografias de Missões e Expedições em África, de finais séc. XIX e princípio séc. XX: do processo fotográfico à conservação e restauro”; uma Jornada de trabalho: “Património do IICT: tratamento e divulgação”, onde irão ser apresentadas diversas comunicações sobre o trabalho realizado, nomeadamente pelos bolseiros da Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do Programa Interministerial, e que inclui uma Mesa Redonda "Colecções Científicas: estratégias da actuação integrada", cordenada pelo residente do IICT Professor Doutor Jorge Braga de Macedo; um Dia Aberto às Colecções do IICT, com visitas aos locais que albergam as colecções e onde se poderá ver in loco o trabalho de tratamento e informatização que está a ser desenvolvido; e ainda três dias dedicados à organização de Ateliers lúdicopedagógicos.
.
A Direcção dos Serviços de Apoio do IICT
Conceição Casanova
IICT
.
(Consultar programa de actividades completo em anexo).
Para mais informações:Tel.: 213 616 340 /ext.111 (10h-12h30 / 14h -18h).
.
..
.
Dança do Milhafre Balibó - Timor
.
.

Clic aqui: Dança do Milhafre em Balibó - Timor

.
Esta dança simboliza a liberdade. Com os trajes tradicionais, homens e mulheres representam o voo do milhafre.


O Instituto de Investigação Científica e Tropical


............O Instituto de Investigação Científica e Tropical instituição pública ligada ao então Ministério do Ultramar e hoje incluído no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior abre as suas portas à curiosidade do público na semana dedicada ao património. Não existe país que mais tenha estudado e investigado, que tanto tenha escrito, sobre as suas colónias que Portugal e os portugueses. Nem os ingleses cujo o império foi substancialmente maior. Quando da independência, Abril devolveu a liberdade aos povos colonizados e também os abandonou ao seu novo destino, tal como fez com milhares de portugueses que então aí viviam, que aí tinham nascido. Apenas os preconceitos e os recalcamentos podem ignorar tais evidências. Pois é, mas os arquivos, malditos...E os investigadores! Que não se calam, nunca se calam... A História nunca se cala, maldita também. Sempre pronta a lembrar os nossos actos, os homens que desbravaram terras em missões científicas heróicas. Quem não conhece o IICT deve visitá-lo nesta semana do património. Aposto que ficará com vontade de lá regressar.
.

sexta-feira, maio 18, 2007

.

A Plataforma 2 do Fórum Cultural O Estado do Mundo inicia-se hoje com o ciclo de grandes lições A Urgência da Teoria e o ciclo de cinema Todo o Mundo é um Filme.
O RESSENTIMENTO: FORÇA OBSCURA E PRODUTO DA HISTÓRIA é o tema da lição do Professor Marc Ferro, pelas 18h30, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.
«O ressentimento é um explosivo que se acumula ininterruptamente. Ao longo do século, por várias vezes, faltou fazer explodir a sociedade; ao menos transfigurá-la. Com a erupção de um Islão extremista, o ressentimento manifestou-se com toda a força sob os nossos olhos, num momento em que também povos que tinham sido longamente colonizados o exprimiam. Antes, no início do século XX, a Alemanha e o seu futuro líder tinham alimentado o mesmo ressentimento contra o Tratado de Versalhes e os seus signatários estrangeiros ou alemães. Sabemos o que se seguiu. Estas manifestações falam por si, mas poderíamos elencar e analisar muitas outras.» A entrada é livre e haverá tradução simultânea.
O filme DESERT DREAM, realizado por Zhang Lu, será projectado às 22h no Grande Auditório.
.
.

Uma refugiada norte-coreana e o seu filho chegam a uma zona desértica na Mongólia, onde conhecem um homem que planta árvores desesperadamente para travar a desertificação. "Hyazgar" no original, o título significa "fronteira" e no filme podemos encontrar ressonâncias sobre todos os tipos de fronteiras. Será apresentada a versão original com legendas em português. O preço dos bilhetes para a sessão é de 2,5€.
Em www.gulbenkian.pt/estadodomundo pode consultar toda a programação para o ciclo de grandes lições A Urgência da Teoria e o ciclo de cinema Todo o Mundo é um Filme. A partir de Junho também haverá teatro, dança, ópera, actividades no Jardim do Mundo, concertos no anfiteatro ao livre e outras surpresas. No blog d'O Estado do Mundo, actualizado diariamente, pode acompanhar o desenvolvimento deste Fórum Cultural, contribuindo com os seus comentários e sugestões.
.
.

quinta-feira, maio 03, 2007


"Mulher, etcétera"
Exposição na Fundação Foto Colectania

.


"Mulher, etecétera" narra como a moda influencia o feminino através da fotografia dos grandes autores. Não é uma mostra de fotografia de moda, e também não é uma mostra de fotografia de mulheres. Ou pelo menos não é só isso.
As imagens desta exposição falam-nos de mulheres reais dentro das mulheres ícone e vice-versa, num jogo de espelhos ao serviço do espectador. Autores como Irving Penn, William Klein, Wolfgang Tillmans, Norman Parkinson, Cartier-Bresson, Frank Horvat ou Louise Dahl-Wolfe perseguem essa beleza ou essa identidade feminina, muito mais além da questão do género. Retratam a mulher e o seu mundo. Fotografam o seu etecetera.
Segundo Lola Garrido, comissária da exposição, ”esta proposta pretende lembrar como mudámos, como os grandes mestres faziam arte, e como a fotografia de moda, que devia ser simplesmente comercial, se transformou na manifestação de ideais e aspirações que nos dias de hoje continuam vivos"


Fundació Foto Colectania
Julián Romea, 6 D2 – 08006 Barcelona


De 9 de Maio a 29 de Setembro de 2007, de Segunda-feira a Sábado das 11 às 14h e das 17 às 20.30h.

E etc...

quarta-feira, maio 02, 2007

.
de Fotografia Contemporânea e Vídeo-Arte

.
.
....... .......

A Fundação COFF - Centro Ordóñez – Falcón de Fotografia promove a 4. ª edição da DFOTO, Feira Internacional de Fotografia Contemporânea e Vídeo-Arte em San Sebastian, Espanha. Para esta edição a Feira seleccionou 41 galerias entre as mais relevantes e emergentes a nível internacional. A decorrer em San Sebastian nos dias 3,4,5 e 6 de Maio de 2007, uma oportunidade para aqueles que gostam de fotografia. 3 galerias Portuguesas estão presentes nesta edição a Galeria Carlos Carvalho, a Galeria Filomena Soares e a Galeria Pedro Oliveira.

(Para aceder ao trabalho dos fotógrafos, clicar 2 vezes sobre as imagens)

© Daniel Blaufuks / Rio (BLAU N.º 7), 2007 / c-print / 160 x 120 cm.


© AES F / Last Riot 2 Bridge, 2006 / Impresión digital sobre lienzo, barniz / 170 x 210 cm.



© Marina Núñez / Multiplicidad, 2006 / vídeo en DVD, 1 min. y 40 seg.



© Giacomo Costa / Scena 21 / c-print, light box



© Pilar Albarracín / Sin título, 2007 / c-print / 125 x 167 cm.


© José Luis Santalla Alberto García-Alix. Serie Closed Capture, 2005 Courtesy: adhoc galería


.