CAMINHO-DE-FERRO DE MOÇÂMEDES
1909/1910
Fotografia G. Schoss © Colecção Ângela Camila Castelo-Branco e António Faria
A ideia da construção do Caminho-de-ferro de Moçâmedes, actual Namibe, reporta a uma carta de lei de 1890, por ela foi o Governo autorizado à construção e exploração destes caminhos-de-ferro. No entanto, os trabalhos de construção só foram iniciados a partir de 1905, isto é, quinze anos depois. Em 1907 foram inaugurados os primeiros 67 quilómetros.
As fotografias que aqui vemos, da autoria de G. Schoss, fazem parte de um álbum fotográfico do levantamento dos trabalhos de estudo e construção desta linha-férrea de Angola pela Brigada de Artur Torres entre 1909 e 1910.
Na sequência deste trabalho esta importante linha do Sul de Angola atingiu o quilómetro 186. Aqui parou por um período de sete anos, pois só em 1923 chegaria a Sá da Bandeira, hoje Lubango, tinham então decorrido 33 anos desde a data da ideia da sua construção.
A partir dos anos cinquenta o seu prolongamento para Sul tornou-se uma realidade, com a construção do troço da Chibia em direcção ao Cunene e à Namíbia. Ficou-se por Chiange, e ainda hoje lá se encontra, a alguns quilómetros do objectivo inicial. À espera que o homem sonhe!
As fotografias que aqui vemos, da autoria de G. Schoss, fazem parte de um álbum fotográfico do levantamento dos trabalhos de estudo e construção desta linha-férrea de Angola pela Brigada de Artur Torres entre 1909 e 1910.
Na sequência deste trabalho esta importante linha do Sul de Angola atingiu o quilómetro 186. Aqui parou por um período de sete anos, pois só em 1923 chegaria a Sá da Bandeira, hoje Lubango, tinham então decorrido 33 anos desde a data da ideia da sua construção.
A partir dos anos cinquenta o seu prolongamento para Sul tornou-se uma realidade, com a construção do troço da Chibia em direcção ao Cunene e à Namíbia. Ficou-se por Chiange, e ainda hoje lá se encontra, a alguns quilómetros do objectivo inicial. À espera que o homem sonhe!
© Colecção Ângela Camila Castelo-Branco e António Faria
Fotografia G. Schoss, barbeiro no Caniço
© Colecção Ângela Camila Castelo-Branco e António Faria
Fotografia G. Schoss, Humbia, nivelando o ponto mais alto
© Colecção Ângela Camila Castelo-Branco e António Faria
Fotografia G. Schoss, Locomotivas do C. F. M.
2 comentários:
CAMINHO-DE-FERRO DE MOCAMEDES 1909/1910
First of all, please accept my apologies for writing in English.
I have been researching the history of locomotives in Angola for many years, and the photograph of the CFM locomotive depot was of great interest to me. The amazing thing is that I believe the depot still exists. I took a photograph of it in 1972, and I have been told that it can still be seen on Google Earth.
According to the text this photograph is part of an album by G Schoss which documents the constuction of the CFM in 1909-1910. I would be very interested in seeing other photographs from this album, especially if they include locomotives, so would be grateful if anyone could help me in this matter.
Peter Bagshawe
banexacct@futurenet.co.za
Size - Genetics Extender Is WHICH CAN Enhance Your Penis IN LOTS
OF WAYS. Although many of the semen enhancers advertise raises in semen production of "500% or more", the simple truth is that just a couple of natural semen products
will provide these kinds of dramatic results.
With Dimension Genetics brand name, you have nothing to worry about.
Also visit my website ... sizegenetics independent review ()
Enviar um comentário