quarta-feira, maio 30, 2007

.

Fotografia de Missões em África
de finais do séc. XIX e princípio do séc. XX:

.


Do processo fotográfico à conservação e restauro
de 28 de Maio a 30 de Junho

IICT – Instituto de Investigação Científica Tropical
DSA / Núcleo de Apoio à Investigação
Semana do Património
28 de Maio a 2 de Junho
O Instituto de Investigação Científica Tropical, no âmbito do Programa Interministerial de Tratamento e Divulgação do Património (PI), vai organizar a “Semana do Património”, de 28 de Maio a 2 de Junho, dedicada à divulgação dos seus diversos acervos patrimoniais, na sua grande maioria provenientes das recolhas efectuadas durante as Missões Científicas nos países da CPLP.
.
Durante esta semana vão decorrer várias actividades, entre as quais a Inauguração da exposição “Fotografias de Missões e Expedições em África, de finais séc. XIX e princípio séc. XX: do processo fotográfico à conservação e restauro”; uma Jornada de trabalho: “Património do IICT: tratamento e divulgação”, onde irão ser apresentadas diversas comunicações sobre o trabalho realizado, nomeadamente pelos bolseiros da Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do Programa Interministerial, e que inclui uma Mesa Redonda "Colecções Científicas: estratégias da actuação integrada", cordenada pelo residente do IICT Professor Doutor Jorge Braga de Macedo; um Dia Aberto às Colecções do IICT, com visitas aos locais que albergam as colecções e onde se poderá ver in loco o trabalho de tratamento e informatização que está a ser desenvolvido; e ainda três dias dedicados à organização de Ateliers lúdicopedagógicos.
.
A Direcção dos Serviços de Apoio do IICT
Conceição Casanova
IICT
.
(Consultar programa de actividades completo em anexo).
Para mais informações:Tel.: 213 616 340 /ext.111 (10h-12h30 / 14h -18h).
.
..
.
Dança do Milhafre Balibó - Timor
.
.

Clic aqui: Dança do Milhafre em Balibó - Timor

.
Esta dança simboliza a liberdade. Com os trajes tradicionais, homens e mulheres representam o voo do milhafre.


O Instituto de Investigação Científica e Tropical


............O Instituto de Investigação Científica e Tropical instituição pública ligada ao então Ministério do Ultramar e hoje incluído no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior abre as suas portas à curiosidade do público na semana dedicada ao património. Não existe país que mais tenha estudado e investigado, que tanto tenha escrito, sobre as suas colónias que Portugal e os portugueses. Nem os ingleses cujo o império foi substancialmente maior. Quando da independência, Abril devolveu a liberdade aos povos colonizados e também os abandonou ao seu novo destino, tal como fez com milhares de portugueses que então aí viviam, que aí tinham nascido. Apenas os preconceitos e os recalcamentos podem ignorar tais evidências. Pois é, mas os arquivos, malditos...E os investigadores! Que não se calam, nunca se calam... A História nunca se cala, maldita também. Sempre pronta a lembrar os nossos actos, os homens que desbravaram terras em missões científicas heróicas. Quem não conhece o IICT deve visitá-lo nesta semana do património. Aposto que ficará com vontade de lá regressar.
.

1 comentário:

cs disse...

ai e não seria esta uma exposição, já que situada em Lisboa ao menos mais uns dias?

olhe, sinceramente tenho imensa penna de o saber em cima da hora

:))