quarta-feira, setembro 26, 2007




“Atlas” na Rua dos Navegantes
.
“Atlas” é uma exposição que abre ao público no próximo dia 4 de Outubro na p4Photography. Um espaço de fotografia que Luís Trindade inaugura em Lisboa.
Atlas, primeiro rei da mítica Atlântida, mencionada pelo filósofo grego Platão, mas também, Atlas condenado por Zeus a carregar os céus sobre os ombros (da mitologia grega), - a partir daqui cada um fará a sua história.
Podemos ver nesta exposição trabalhos de três fotógrafos portugueses: Carlos Miguel Fernandes, João Mariano e Rui Fonseca. Mais uma vez, Portugal e o mar, da Islândia ao Arquipélago dos Açores, do apanhador de percebes à recolha do sargaço. A exposição pode ser vista até ao dia 10 de Janeiro no n.º 16 da Rua dos Navegantes que desce em direcção ao Tejo e que subindo desemboca num gradeamento em ferro forjado sobre o “Jardim da Burra”, mesmo ao lado da Basílica da Estrela.
Na mesma rua no n.º 46, na Galeria de Arte Contempo, inaugurou no dia 20 de Setembro uma exposição de um nome maior da fotografia portuguesa, Eduardo Nery. “Homem-Animal. Metamorfoses” são as fotografias que Eduardo Nery fez entre 2004 e 2006. José Luís Porfírio escreveu que "provocam deliberadamente um desequilíbrio que torna mais patente a ambiguidade do confronto entre o ícone humano e o animal" (...) "Trata-se dum conjunto feliz, que contrasta pela sua leveza com o peso das anteriores Metamorfoses...”.
No que diz respeito à fotografia, desde 1976 que Eduardo Nery nos surpreende. Desta seremos seguramente mais uma vez surpreendidos.
As duas exposições obrigam os amantes da fotografia a uma passagem pela freguesia da Lapa. Desejo o maior sucesso à p4Photography. Decididamente, a Rua dos Navegantes vai ser estória na história da fotografia portuguesa. Que arribem a bom porto...


Ângela Camila Castelo-Branco


.


.
Fotografia de Rui Fonseca. Tempestade nos Açores


.
Fotografia de João Mariano. Recolha do sargaço
.

.


Banhos na Islândia. Fotografia de Carlos Miguel Fernandes


Rua dos Navegantes n.º 16

Atlas
Carlos Miguel Fernandes / João Mariano / Rui Fonseca

Segunda a Sexta-feira das 14.00 às 18.00

Sábado das 14.00 às 18.00
Fechado aos Domindos
Inauguração 03 de Outubro às 20h00


.
Galeria de Arte Contempo
Rua dos Navegantes nº 46 A

Eduardo Nery
Homem-Animal. Metamorfoses

20 de Setembro a 20 de Outubro de 2007
5ª feira a Sábado: 14h30-19h30
Inauguração 20 de Setembro às 21h30
.
.

Fotografia de Eduardo Nery (Metamorfoses)
.
.

3 comentários:

CMF disse...

Ângela e António,
obrigado pelo destaque e divulgação. Deixem-me só esclarecer um ponto, muito importante.
Atlas foi o rei da Atlândida, sim, o que remete directamente para a temática da exposição. No entanto, foi a Atlas o titã da mitologia grega que eu fui buscar o título da exposição. Os titãs e os deuses do Olimpo levam-nos para outros domínios, o confronto, os heróis e anti-heróis, e, indirectamente, chegamos às sagas islandesas, e aos mitos germânicos, e etc, etc, a partir daqui cada "leitor" fará a sua história. Só receio que estas linhas de rumo não tenham ficado explícitas na exposição e no livro. Vamos ver.
Abraços e beijinhos.

Grand Monde disse...

Ângela disse...

Carlos, és capaz de ter razão.
Fiz algumas alterações. Está melhor assim?
Beijos

CMF disse...

Sim, há realmente uma coincidência nos nomes, e até é interessante porque permite duas abordagens. No entanto, aquele que foi condenado a segurar o firmamento, foi o Atlas titã, e foi a partir que concebi a ideia da exposição (O Atlântico, como disse, foi apenas um pretexto). Mas ainda vou estudar um pouco o "caminho" do Atlas de Platão. Poderá sugerir variantes interessantes, a serem exploradas se a exposição circular pela Europa, como esperamos.
Beijinhos, e até quarta!