CORPUS MEUM
Liberdade
A fotografia da mão de Gracinda Candeias
A fotografia da mão de Gracinda Candeias
A mão de Gracinda Candeias estende-se até nós no próximo dia 7 e até ao dia 12 de Novembro, das 15:00 horas às 22:00 horas, representada, pela Galeria Quattro, na Feira de Arte Contemporânea, (FAC) na FIL (Expo), no STAND D 24.
Um dia, Gracinda Candeias, deixou de SENTIR AS MÃOS! Experimentou várias sensações até à ausência delas e achou que não tinha mãos!
“Em finais de Novembro de 2004, fui submetida a uma intervenção cirúrgica à mão esquerda. A cirurgia foi a libertação do nervo mediano, ou um corte no ligamento anelar anterior do carpo.
Pois! A libertação do nervo! Mas não a minha ! Penei todo este tempo, até que em Agosto de 2007 dou por mim a fotografar a mão esquerda com a mão direita, pois é dela que se trata neste trabalho.
Recorri às tecnologias e acrescentei pontos eléctricos luminosos.
Imperceptíveis no primeiro olhar, representam os choques que senti, por cada nervo a ser libertado. A libertação de cada um passa por essa ausência de contornos, de amarras, de realidades, de barreiras.”
A mão de Gracinda Candeias em fotografia e tecnologia lenticular num painel com as dimensões de 160 x 160 cm. A obra é acompanhada com um DVD do trabalho na Feira de Arte Contemporânea. E foi a obra que mais me surpreendeu.
Sem comentários:
Enviar um comentário