quarta-feira, maio 14, 2008

Comemoração do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) sob o lema genérico

.
“Venha passar a noite com Camilo”

de 13 a 25 de Maio


“O Porto dos inícios do séc. XX: fotografias estereoscópicas de Emílio Biel”

Exposição


A mostra consiste na projecção de estereogramas de Emílio Biel pertencentes ao Museu de Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto acompanhada de material do acervo do CPF designadamente uma câmara estereoscópica da colecção António Pedro Vicente, estereoscopias e visores estereoscópicos. As peças de exposição serão acompanhadas de textos explicativos que darão a conhecer o princípio da estereoscopia, o percurso profissional de Emílio Biel e também a história custodial e arquivística desta colecção. Os visitantes terão ainda a oportunidade de percepcionar as imagens com recurso a visores estereoscópicos, apercebendo-se na noção de profundidade de duas imagens justapostas.

Uma exposição do Museu de Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em colaboração com o CPF/DGARQ.


Espectáculo “Cadeia”


Este espectáculo foi especialmente concebido para a assinalar o Dia Internacional dos Museus e adaptado ao espaço da ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto que é, desde 2001, sede oficial do Centro Português de Fotografia. A partir de aspectos das vivências prisionais, com especial destaque para a figura de Camilo, mas ultrapassando a personagem do próprio escritor, encontraremos outros referentes, tais como, Ana Plácido ou o Zé do Telhado serão recriados por um grupo de actores que conduzirão os visitantes pelos espaços e vivências do passado neste emblemático edifício e suas envolvências.

Estão programadas duas sessões do espectáculo, que incluirá leituras dramatizadas. A primeira sessão terá início às 21.30h e a segunda às 23.00h. Às 00:00h será servido um Porto de Honra no Átrio da actual entrada principal do edifício.

Neste dia, as instalações estarão abertas ao público das 15.00h às 02:00h. Como em qualquer época do ano, a entrada é gratuita, bem como a assistência a cada um das sessões do espectáculo. Cada sessão está sujeita a uma lotação máxima de 50 pessoas. Os interessados deverão inscrever-se no próprio dia em formulário a disponibilizar à entrada do edifício meia hora antes do início de cada sessão.
17 de Maio (Sábado) – sessões às 21.30h e às 23.00h
Para maiores de 12 anos

Fotografia Paulo Catrica

Palestra/visita ao Edifício da Ex-Cadeia da Relação do Porto


“Palácio da Relação e Cadeia do Porto: Percursos, espaços e memórias”
Pretende-se nesta Visita/Conferência recordar a história do edifício, desde os objectivos que presidiram à sua construção, à sua funcionalidade ao longo de dois séculos, enquanto cadeia e tribunal. Nesse sentido durante a visita vão percorrer-se os espaços mais significativos, evocar memórias, lembrar personagens.

Oradora: Professora Doutora Maria José Moutinho, docente associada com agregação do Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Tempo previsto: 2h/2,30h
Dia 18 de Maio (Domingo) – 15.30h
..

Sem comentários: