quarta-feira, novembro 16, 2011

Juantxu Rodríguez, no Centro Português de Fotografia.



“Fotografias que falam por si”



A exposição “Fotografías que hablan solas” (“Fotografias que falam por si”), foi criada para homenagear o percurso profissional de Juantxu Rodríguez, por parte dos seus amigos e colegas que quiseram fazer o merecido reconhecimento de uma obra que dignifica uma profissão.


A Exposição reúne uma selecção das melhores imagens incluídas no livro monográfico “Juantxu Rodríguez”, editado em 1990, sob a coordenação do seu irmão Javier Rodríguez, e com a inestimável colaboração de profissionais da Fotografia, empresas e entidades que financiaram o projecto.

Das 91 fotografias contidas no Livro, seleccionaram-se 70 imagens para a elaboração da Exposição, a qual tem estado em permanente itinerância desde 1990. Dessas 70 imagens iniciais, e passados vinte anos, resta um total de 65, que são uma amostra de todos os trabalhos realizados por Juantxu Rodríguez, separadas por séries:


- UIMP (retratos emblemáticos que marcam uma parte muito importante da sua história artística);- Boxe (reportagem sobre este desporto na época de maior auge do pugilista Poli Díaz);- Madrid (reportagem sobre o movimento sócio-cultural imperante na cidade na década de 80: La movida madrileña);- Estados Unidos (fotografias genéricas de distintos lugares do país, tendo como protagonistas os espanhóis);- O Bronx (reportagem específica realizada por Juantxu em Nova Iorque);- Margem Esquerda da ria de Bilbau (projecto pessoal realizado ao longo de vários anos, que não chegou a concluir).


Breve nota biográfica
Juan Antonio Rodríguez Moreno, “Juantxu Rodríguez”, nasceu em Casillas de Coria (Cáceres) a 2 de Novembro de 1957. Cresceu em Portugalete (Biscaia), onde iniciou a sua carreira como fotógrafo, tendo colaborado em vários meios de comunicação do País Basco (Diario Hierro; Tribuna Vasca e Deia, principalmente).


Em 1983, integrou o Gabinete de Imprensa da Universidade Menéndez Pelayo (UIMP), no qual realizou um importante trabalho até 1989, no âmbito dos Cursos de Verão em Santander, e em outras sedes dessa Universidade.


Paralelamente, em 1983, juntou-se à equipa da Agência Cover, onde durante três anos se dedicou ao fotojornalismo. Desta forma, acumulou o seu trabalho na UIMP com a realização de projectos fotográficos pessoais (Margem Esquerda da Ria de Bilbau; Madrid e Boxe) e com publicações em distintos meios de comunicação nacionais e internacionais (El País, Tiempo, Interviú, The New York Times, Le Figaró, Liberation e Newsweek, entre outros).


A sua importância no campo do jornalismo gráfico foi galardoada com relevantes prémios e edições de livros, como “UIMP 1983-1986”, “Galiza a pie de foto”, tendo também participado em “Un día en la vida de España”.


Em 1988 obteve uma bolsa da UIMP, que lhe possibilitou viajar durante um ano pelos Estados Unidos, fotografando personagens da vida científica e cultural, assim como a sua particular visão sobre a realidade norte-americana.

Faleceu no dia 21 de Dezembro de 1989, durante a invasão dos EUA ao Panamá.
Fotógrafo autodidacta, teve um percurso profissional tão curto como intenso. Autor de vários livros e galardoado com o Prémio FotoPress, na categoria Retratos, e várias Menções Especiais, obteve reconhecimentos póstumos, como o Premio Ortega y Gasset (1989) e a Medalha de Mérito no Trabalho, em 2004.
Esta Exposição reúne uma amostra de 55 fotografias dos seus melhores trabalhos, realizados entre 1981 e 1989.


A selecção levada a cabo no âmbito do evento Mostra Espanha 2011 [www.mostraespanha.mcu.es], da responsabilidade do Ministério da Cultura espanhol, para a exibição no Centro Português de Fotografia, é composta por um total de 55 imagens a preto e branco, todas elas de 40x50cm.

Sem comentários: