Copo de água, 2005 Prova cromogénea de ampliação digital (Processo LightJet Lambda) · 120 x 120 cm · Edição 2/3.
Adelina Lopes 1970, Braga, Portugal
Sem título (Red Kitchen), 2004
Prova por revelação cromogénea, colada sobre alumínio · 90 x 117 cm · Edição 5/6.
Aino Kannisto 1973, Espoo, Finlândia
The Park (II), 2002 Prova por revelação cromogénea, colada sobre alumínio · 130 x 170 cm · Edição de 3/5 + 1 PA.
Sarah Jones
1959, Londres, Reino Unido
Prova revelação cromogénea, em papel Fugi Crystal Archive
66 x 54 cm. Ed. 13.
Irving Penn 1917, USA.
(There is no match of the city of Lahore), 2006.
Impressão lenticular montada em alumínio. 86 x 114.3 cm.
Prova de Artista Ed. 7 + 2 P.A / P. A.
1970, Paquistão.
Homem Magnético, 2004
Prova cromogénea de ampliação
digital (Processo LightJet Lambda) ·
160 x 140 cm · Edição 2/3 + 1 PA.
João Maria Gusmão e Pedro Paiva 1979, Lisboa, Portugal / 1977, Lisboa, Portugal
João Maria Gusmão e Pedro Paiva 1979, Lisboa, Portugal / 1977, Lisboa, Portugal
Prova por revelação cromogénea.
180 x 315 cm. Edição Única.
Michael Wesely 1963, Alemanha.
Prova por revelação cromogénea. 70 x100 cm.
Ed. 3/3 + 2 P.A / P.A.
Daniel Blaufuks
1963, Lisboa, Portugal
Prova por revelação cromogénea s/Plexiglas 152 x 122 cm
1953, USA.
Horóscopo, 2004 Prova cromogénea de ampliação digital (Processo LightJet Lambda) · 126 x 156 cm · Edição 1/3
Duarte Amaral Netto 1976, Lisboa, Portugal
Sem título (Isabel e Mariana), da série Pli, 2004
Duas provas cromogéneas de ampliação digital (Processo LightJet Lambda) · 34 x 60,5 cm · Edição única + PA
Cecília Costa
1971, Caldas da Rainha,
Portugal
Print digital sobre papel Hahnemulle
Ed. 5 + 1 P. A/ P. A
Eva, 2003 Prova cromogénea de ampliação digital (Processo LightJet Lambda), colada sobre Diasec · 100 x 100 cm · Edição 2/3
Pierre Gonnord 1963, Cholet, França
Prova gelatina sal de prata, colada sobre aluminio
80 x 120 cm Ed. 1/3
Paulo Nozolino 1955, Portugal.
Paulo Nozolino 1955, Portugal.
Francisco, 2001 Prova gelatina sal de prata · 124 x 124 cm · Edição de 3 + PA Eurico Lino do Vale 1966, Porto, Portugal
Sarah, da série Grief, 2007
Processo LightJet Lambda
100 x 178 cm Ed. 8/10
The Dentist, 2002
Prova por revelação cromogénea · 122 x 163 cm ·
Edição 3/5 + 1 PA
Hannah Starkey 1971, Belfast, Irlanda do Norte, Reino Unido
Hannah Starkey 1971, Belfast, Irlanda do Norte, Reino Unido
As fotografias de Hannah Starkey (1971, Belfast, Irlanda do Norte, Reino Unido) resultam, no essencial, de uma espécie de encenação onde todos os pormenores são pensados para projectar uma extrema presença da imagem. Combinando o rigor da elaboração dos espaços com as personagens que os habitam momentaneamente, Starkey procura representar uma espécie de intervalo, um in between da acção quotidiana. Por outro lado, interessa-lhe representar uma centelha de suspensão particularmente atenta ao universo vivencial feminino. Mulheres ou raparigas povoam a maioria das vezes estas imagens que mantêm uma ambiguidade de leitura entre a realidade e a ficção. Há como que um desejo de congelar o tempo, mas não no sentido entusiástico da tradição fotográfica de captar o instante. Aqui procura-se sobretudo uma sensação visual de intemporalidade simultaneamente familiar e distante. É da presença quase estática das figuras que emana o sentimento de enigma sobre a verdadeira natureza destas imagens.
ao mesmo tempo criar ambientes narrativos que nos escapam, apesar do aparato e densidade visual, numa estratégia de comunicação deceptiva, frustrando qualquer contextualização mais precisa ou conclusiva. Isso pode ser confirmado em The Dentist (2002) e Newsroom (2005), duas fotografias de grande escala que remetem para acções suspensas, que parecem conservadas pelo cuidado encenado dos gestos, da pose, mas também de todos os objectos que enquadram as personagens. Espécie de encenações que imitam a realidade, estas imagens traduzem ainda uma paradoxal envolvência entre a fragilidade das figuras e a construção social dos espaços onde se apresentam. Persuasiva, no entanto, Starkey mistura a banalidade das rotinas quotidianas com uma certa densidade de significados. Ao jogar com o voyeurismo solitário do observador, esta artista britânica acentua o processo de isolamento de ambos os domínios. As suas figuras parecem assim comunicar precisamente na medida de uma partilha de evasão e indiferença perante a realidade evocada. Tal como o observador se abstrai, no exercício de uma contemplação silenciosa, as personagens femininas que aqui vemos confirmam esse poder de comunicação evasiva que se mantém, apesar de tudo, entre a imagem e a experiência da sua recepção.
David Santos
Bibliografia seleccionada
Iwona Blazwick, Hannah Starkey. Photographs 1997-2007, Steidl, Göttingen, 2008.
Hannah Starkey, Irish Museum of Modern Art, Dublin, 2000.
A Project for the Castle, Hannah Starkey, Castello di Rivoli, Turim, 2000.
Self Portrait You+Me (Jayne Mansfi eld), 2006 Prova por revelação cromogénea, queimada · 90,5 x 80,5 cm · Edição única
Douglas Gordon 1966, Glasgow, Escócia
The Lesbian Project (3), 1997 Prova por revelação cromogénea · 56,51 x 74,29 cm · Edição 4/5
Nikki S. Lee 1970, Kye-Chang, Coreia do Sul
A Woman with a Covered Tray, 2003
Transparência cromogénea, montada em caixa de luz ·
182,8 x 227,6 x 26 cm · Edição 3/3
Ricardo Nicolau
Bibliografia seleccionada
Jeff Wall, Jeff Wall. Selected Essays and Interviews, The Museum of Modern Art, Nova
Iorque, 2006.
Theodora Visher and Heidi Naef (org.), Jeff Wall. Catalogue Raisonné 1978 – 2004,
Schaulager, Basileia, Steidl, Göttingen, 2005.
Jeff Wall. Tableaux, Astrup Fearnley Museet for Moderne Kunst, Oslo, 2004
Jeff Wall. Space and Vision, Lenbachhaus, Schirmer/Mosel, Munique, 1996.
Jeff Wall. Transparencies, Schirmer/Mosel, Munique, 1986.
Luísa Especial
Bibiliografia seleccionada Cindy Sherman, Jeu de Paume, Flammarion, Paris, 2006. Johanna Burton (org.), Cindy Sherman, The MIT Press, Cambridge, 2006. Cindy Sherman: Clowns, Kestnergesellschaft, Hanôver, Schirmer / Mosel, Munique, 2004. The Complete Untitled Film Stills, The Museum of Modern Art, Nova Iorque, 1997. Cindy Sherman. Untitled Film Stills, Rizzoli, Nova Iorque, 1990
Bibiliografia seleccionada Cindy Sherman, Jeu de Paume, Flammarion, Paris, 2006. Johanna Burton (org.), Cindy Sherman, The MIT Press, Cambridge, 2006. Cindy Sherman: Clowns, Kestnergesellschaft, Hanôver, Schirmer / Mosel, Munique, 2004. The Complete Untitled Film Stills, The Museum of Modern Art, Nova Iorque, 1997. Cindy Sherman. Untitled Film Stills, Rizzoli, Nova Iorque, 1990
Prova por revelação cromogénea
148 x 146 cm. Ed. 3/6
Cindy Sherman 1954, USA
Sem comentários:
Enviar um comentário