terça-feira, outubro 15, 2013

Exposição Ana Maria Holstein Beck - Álbuns de Familia


A exposição Ana Maria Holstein Beck - Álbuns de Familia foca o registo da imagem privada através de uma coleção de álbuns de fotografia de família, revelando perspetivas únicas de um olhar feminino, entre o período de 1908 a 1956. A autoria da maioria dos álbuns é de Ana Maria José Francisca de Paula de Sousa e Holstein Beck (1902-1966), que reuniu mais de 5 900 fotografias.

As imagens que fazem parte dos álbuns mostram-nos as vivências da família Holstein Beck, em especial nas suas horas de lazer, em passeios, em visita às suas propriedades em vários locais de Portugal, reuniões familiares e encontros com amigos, assim como viagens feitas pela Europa. A família de Ana Maria de Sousa Holstein Beck acompanhou o rei D. Manuel II no exílio em Inglaterra, motivo pelo qual se encontram nos álbuns muitos retratos informais da Família Real, em momentos de lazer, na praia ou no ténis.

A apresentação deste conjunto em exposição é inédita e visa contribuir para mais uma via de investigação assente na perspetiva da fotografia de família, na qual convergem os olhares pessoais de uma família em ambientes sociais à partida fechados, mas que agora se apresentam ao público. 


Ao longo da exposição podemos encontrar um conjunto de álbuns originais e de 120 imagens selecionadas da coleção, assim como dois documentários, um sobre as várias etapas do tratamento documental, outro com os depoimentos dos autores que contribuiram para a investigação.
Francisco Manoel d' Orey, Marta Gomes, Paula Cunca e Luís Pavão

Maquete do catálogo Ana Maria Holstein Beck





Alexandre Pomar

Luís Pavão com a Catarina Vaz Pinto, Vereadora da Cultura da CML






Exposição patente ao público até ao dia 4 de Janeiro de 2014

Rua da Palma, 246
1100-394 Lisboa





Sem comentários: